GUIA DE COMPRA DE IMÓVEL Fique por dentro de tudo o que acontece no Mercado Imobiliário!

Fique por dentro de tudo o que acontece no Mercado Imobiliário!

Acesse www.imovelSA.net e conheça a nossa galeria de imóveis em lançamento, em construção, prontos e usados. Aproveite também para simular na CAIXA e nos principais Bancos, o valor da prestação do seu financiamento imobiliário.

CADASTRE SEU e-MAIL E RECEBA TODOS OS NOSSOS POSTS.

Como funciona a tokenização de um imóvel?

 

Smart contracts e gestão de propriedades no ambiente digital são algumas das possibilidades para o futuro/ Crédito: 

Tecnologia promete revolucionar setor imobiliário, mas mercado precisa se adaptar

O lançamento do Real Digital estimula debates sobre o futuro das transações financeiras no Brasil e o mercado imobiliário não deve passar ileso pela revolução que o blockchain pretende provocar no mundo. As primeiras startups nacionais do segmento já nasceram, com a proposta de utilizar a tecnologia para impulsionar iniciativas como a tokenização de imóveis e a venda fracionada de propriedades.

Você sabia que ainda pode aproveitar as promoções de Tvs do MAGALU para ver com mais nitidez e beleza de toda a programação?

Aproveite!


Mas, afinal, como a tokenização de imóveis funciona na prática? Qual é o potencial da tecnologia e quais são as dificuldades que ela se propõe a resolver? 

O que é a tokenização

Tokenização é um termo utilizado para o processo de transformar um ativo real, como um carro ou uma casa, em um ativo digital. Este ativo digital passa a ser uma representação daquele bem, podendo ser vendido, gerenciado, fracionado em vários tokens ou ter sua posse transferida.

A tokenização é baseada no blockchain, uma espécie de livro de registros digital que armazena blocos de dados de forma transparente e imutável. O blockchain garante que qualquer transação seja rastreável e assegurada por smart contracts

Proprietário, quer vender seus imóvel no Rio de Janeiro e não gastar dinheiro com anúncios em portais super caros? 
É simples, fácil e não custa nada! Envie as informações que a gente cuida da venda do seu imóvel, anunciando em nosso site e nos principais portais imobiliários do país.




“Todos os grandes setores da economia estão passando por uma digitalização enquanto os carros e imóveis ficaram de fora”, observa Andreas Blazoudakis, CEO da netspaces, fintech que viabiliza a gestão de propriedades digitais. “As pessoas até conseguem conhecer o imóvel ou ordenar a compra pela internet, mas ainda precisarão ir ao cartório e executar várias outras ações no ambiente físico”, detalha. 

A tokenização no setor imobiliário

A tokenização de um ativo abre uma janela de possibilidades para o dono do bem. “É como instalar um sistema operacional em um imóvel ou colocá-lo na tomada”, compara Blazoudakis. Ele explica que o processo facilita, por exemplo, a transferência de propriedade, eliminando a necessidade de intermediários. “A tokenização permite a criação de ‘aplicativos para imóveis’”, brinca.

  • Sou Adilson Seabra, Corretor Imobiliário registrado no Creci-RJ sob o nº 39.415, com mais de 20 anos de experiência profissional. Atuo no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro em consultoria e assessoria em negociações imobiliárias para compra, venda e locações de imóveis na planta, prontos, usados e terrenos para fins residenciais, comerciais e industriais. Contato: (21) 991426850

Contratos inteligentes

Os smarts contracts (contratos inteligentes) são apontados por especialistas como o principal benefício da tokenização dos ativos digitais. 

Funciona assim: se uma pessoa estiver interessada em um bem físico, como um imóvel, ela pode firmar um acordo em blockchain via smart contract. Este contrato utiliza protocolos computacionais para garantir que o acordo é inviolável e de natureza auto executável. “A tokenização diminui o risco para as incorporadoras e compradores”, analisa Blazoudakis.

Portanto, se um dos envolvidos deixar de cumprir o acordo ou parte dele, o sistema bloqueia o processo automaticamente e só desbloqueia quando a ação for executada. Esses smart contracts automatizam tarefas de verificação de informações, gerenciamento de garantias e processamento de pagamentos, diminuindo a necessidade de intervenção humana em toda a jornada.

Conheça nossa galeria de imóveis pelo WhatsApp, disponíveis para parcerias:

Transações fracionadas de ativos imobiliários

Um token imobiliário, tal como outros demais ativos digitais, pode ser fracionado. Ou seja, um mesmo imóvel pode ter suas frações compradas, vendidas e compartilhadas de forma independente. 

A netspace desenvolveu uma plataforma para intermediar justamente este tipo de negociação. De forma resumida, o comprador adquire um ou mais tokens que correspondem à uma porcentagem do imóvel. Este imóvel pode ser para moradia ou investimento

Por meio de uma transação digital, é possível comprar um token equivalente a 20% de um imóvel e comprar gradativamente os 80% restantes ao longo dos próximos anos.

A fintech também permite que o comprador adquira apenas uma porcentagem do imóvel visando um investimento. Assim, se o bem for locado ou caso ele valorize, o dono da fração pode receber os dividendos ou vender sua parte. “Um dos imóveis que gerenciamos aqui tem mais de 9 mil donos”, ilustra Blazoudakis. 

QUAL É O CUSTO DA CONSULTORIA?

Caso o leitor, seja ele cliente ou corretor, tenha alguma dúvida relativa à compra, venda ou locação de um imóvel, poderá enviar a sua pergunta na TAG da coluna do lado direito dessa página ou enviar mensagem pelo WhatsApp que receberá a resposta sem qualquer cobrança por esse serviço. Isso mesmo, é uma prestação de serviço GRÁTIS!


Gestão de propriedades no ambiente digital

O fato de existir um sistema digital acessível para qualquer investidor ou proprietário de imóveis poderia diminuir o risco de falsificação ao fornecer informações em tempo real e dados históricos do imóvel que o usuário está buscando. 

Como funciona a tokenização de um imóvel? 

A expectativa do setor é que a tokenização de imóveis provoque uma grande revolução no mercado. Mas como este processo acontece na prática?

“É possível desenvolver um arranjo jurídico para tokenizar um imóvel utilizando blockchain e permanecer respeitando o sistema de registros tradicional”, esclarece Blazoudakis. Para isso, a netspaces inclui o número de token da propriedade no documento de matrícula que é armazenado nos cartórios.

Exemplo de documento de registro de imóvel evidenciando a tokenização com o endereço do smart contract/ Crédito: netspaces/ Divulgação

Desta forma, o proprietário do token digital passa a ter direito sobre o imóvel físico. “O que fazemos é colocar uma camada digital sobre o direito da propriedade”, explica Blazoudakis. No entanto, ele comenta que o processo atualmente só é realizável em apartamentos e casas novas, por meio de parceria com as incorporadoras. 

“A tokenização acontece no momento de registrar o imóvel no cartório, por isso o caminho mais fácil é fazer isso logo antes da entrega das chaves. O mercado de casas usadas ainda não está pronto”, afirma o executivo. Atualmente, a netspaces possui 40 imóveis tokenizados e está desenvolvendo um projeto chamado Sandbox da Propriedade Digital Imobiliária, em que pretende introduzir mais incorporadoras na tecnologia.

Como editar mensagens Copiar link Mais Android iOS Web e computador Você tem até 15 minutos após o envio de uma mensagem para editá-la. A me



A legalidade da tokenização

O advogado imobiliário Eduardo Faria, sócio-fundador do Fcmlaw, alerta que poucos estados brasileiros possuem uma regulamentação clara para a tokenização de imóveis. “O Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro têm corregedorias que determinam como essas propriedades podem e devem ser tokenizadas para que o documento se torne uma prova real da posse”, explica. 

“Porém, a legislação precisa avançar para o País inteiro e de maneira mais cuidadosa, pensando que a partir do momento em que pessoas passam a investir em tokens imobiliários, a CVM precisa implementar regras e responsabilizar ações”, antecipa. Blazoudakis corrobora a visão do advogado e defende que falta bastante para o ambiente se tornar ideal para a tokenização.

“O sistema ainda não está completo. Precisa ser construído por blocos, mas acredito que veremos aplicações ficarem mais populares em uns quatro anos de uso. Os compradores passam a adotar a tecnologia gradualmente, até que ocorra uma grande inflexão. No futuro, esse token poderá ser negociado em qualquer carteira mundo afora”, prevê.

O que achou deste conteúdo a respeito da importância do relacionamento com o cliente? 

Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para mais novidades! E não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outras pessoas que precisam saber mais sobre o assunto. 

CADASTRE SEU E-MAIL NESTE BLOG PARA RECEBER O PRÓXIMO POST COM TODAS ESSAS INFORMAÇÕES.

Acreditamos que as informações deste post são muito importantes e, provavelmente, você as desconhecia. O mesmo acontece com outros assuntos importantes para a sua vida, como os do Mercado Imobiliário que, provavelmente, você também desconhece. Por isto, sugerimos que dê uma olhada nos itens abaixo, e, se tiver alguma dúvida sobre algum desses assuntos, basta clicar no item e consultar as respostas. 

Mas, se ainda persistir alguma dúvida, clique no ícone do WhatsApp abaixo, faça sua pergunta e receba a resposta na hora!  

Nenhum comentário: