Os principais índices inflacionários utilizados como parâmetro para o reajuste de aluguéis estão em queda. Após alguns anos de inflação elevada, os sinais são de arrefecimento nesse dado macroeconômico. Para quem já tem um contrato de locação fechado, a notícia é boa, já que os novos reajustes podem até baratear os preços.
O ROCK IN RIO 40 ANOS COMEÇA HOJE!
Se você não vai poder estar presente no festival, está esperando o quê para aproveitar as promoções de Tvs do MAGALU para viver com mais emoção o ROCK IN RIO 40 ANOS com mais nitidez e beleza?
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (ICPA) acumulado dos últimos 12 meses está em 3,16%, enquanto o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) tem deflação de 6,86% no mesmo período. Ambos os indicadores são quase a regra em contratos de aluguel imobiliário.
Inquilinos que já estão morando nos imóveis, dentro de seus contratos, tendem a se beneficiar do cenário econômico, observando variações positivas pequenas ou mesmo redução no valor após o reajuste, a depender do indexador acordado no contrato.
Segundo Alfredo Freitas, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI), a maior parte dos contratos de aluguel são feitos utilizando o IGP-M. “Pode-se esperar que os indicadores econômicos para os contratos, majoritariamente o IGP-M, mantenham-se estáveis ou em diminuição”, afirma.
Com um IGP-M deflacionário, o sinal do reajuste fica negativo, o que significa uma diminuição no preço do aluguel. Essa é uma possibilidade real para inquilinos, desde que o contrato não preveja nenhuma espécie de trava para quando há redução. “Isso poder ser requerido pelo locatário, com base na previsão contratual”, diz Caio Madureira, do Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados.
- Moeda digital brasileira vai tokenizar bens físicos e criar acordos auto executáveis A moeda digital brasileira, batizada de Drex, nasceu c...
Apesar dessa parecer uma notícia melhor para quem fechou o contrato utilizando o IGP-M como base de reajuste, vale lembrar que a vigência de contratos pode ser longa e há uma aproximação da variação destes índices quando se olha para um período maior de tempo.
Há pouco mais de dois anos, em maio de 2021, o IGP-M chegou a acumular 37,04% em 12 meses, ao passo em que o IPCA acumulado de 12 meses no mesmo período era de 8,06%. Tanto hoje quanto naquela época, houveram casos de inquilinos e proprietários pedindo a alteração do indicador utilizado em seus contratos para buscar um reajuste mais interessante.
“Salvo situações pontuais ou setoriais da nossa economia, eles não são díspares, são até muito iguais, ou tem diferença muito pequena em relação aos reajustes anuais”, aponta Freitas. “Obviamente em alguns meses, mostrando situações diferenciadas, mas quando você olha ao longo do tempo, ao longo de um contrato de locação, esses números não são tão diferentes um do outro.”
De toda forma, comparado ao acumulado em junho de 2022, o IPCA está mais baixo. Àquela época, o acumulado do índice era de 11,89%. Os resultados mês a mês também vem chegando abaixo das expectativas do mercado.
O cenário para novos alugueis é um pouco diferente em relação ao de inquilinos que já habitam no imóvel. Outros fatores são levados em conta além da inflação e não se trata apenas de uma questão de reajuste: o preço médio dos imóveis pode aumentar, por exemplo, em razão de baixos estoques imobiliários nas cidades.
O que achou deste conteúdo a respeito da importância do relacionamento com o cliente?
Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para mais novidades! E não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outras pessoas que precisam saber mais sobre o assunto.
Acreditamos que as informações deste post são muito importantes e, provavelmente, você as desconhecia. O mesmo acontece com outros assuntos importantes para a sua vida, como os do Mercado Imobiliário que, provavelmente, você também desconhece. Por isto, sugerimos que dê uma olhada nos itens abaixo, e, se tiver alguma dúvida sobre algum desses assuntos, basta clicar no item e consultar as respostas.
Mas, se ainda persistir alguma dúvida, clique no ícone do WhatsApp abaixo, faça sua pergunta e receba a resposta na hora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito Importante !
Queremos melhorar o nosso blog cada vez mais, para oferecer aos leitores mais informações de valor. Faça sempre comentários, sugestões de assuntos, críticas e se for o caso elogios, para que sirvam de termômetro da qualidade do nosso trabalho e para que saibamos o que os leitores esperam dos nossos posts.