O aluguel vai ficar mais barato com a queda da inflação?

Período mais comum para solicitar reajustes é no aniversário de assinatura do contrato

IPCA e IGP-M são tradicionalmente utilizados em contratos de aluguel. Após anos de alta, a inflação começa a apresentar sinais de esfriamento. A queda no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) anima moradores de imóveis alugados, que podem reivindicar reajustes nos valores pagos atualmente

Você sabia que ainda pode aproveitar as promoções de Tvs do MAGALU para ver com mais nitidez e beleza de toda a programação? Aproveite!

O IPCA, acumulado em 3,16% nos últimos 12 meses, e o IGP-M, que apresenta deflação de 6,86% no mesmo período, são os dois principais índices utilizados para indexar contratos de aluguel. 

Em entrevista para o E-Investidor, o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI), Alfredo Freitas, aponta que indicadores devem permanecer estáveis ou em queda. Dessa forma, como explica a reportagem, desde que o contrato não preveja alguma trava, é possível solicitar o reajuste. 

“Isso pode ser requerido pelo locatário, com base na previsão contratual”, afirmou à reportagem Caio Madureira, do Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados. 

Proprietário, quer vender seus imóvel no Rio de Janeiro e não gastar dinheiro com anúncios em portais super caros? 
É simples, fácil e não custa nada! Envie as informações que a gente cuida da venda do seu imóvel, anunciando em nosso site e nos principais portais imobiliários do país.


No entanto, ainda que o contrato tenha sido firmado em IGP-M, é importante ficar atento à validade do contrato vigente. Em geral, há uma aproximação da variação destes índices quando um período maior é analisado. 

Portanto, o mais comum é que o período considerado para o cálculo de inflação do reajuste seja o aniversário do contrato, ou quando ela completa aniversário de assinatura. Ainda que essa não seja uma obrigação. 


Sou Adilson Seabra, Corretor Imobiliário registrado no Creci-RJ sob o nº 39.415, com mais de 20 anos de experiência profissional.  




“Existem contratos nos quais o valor de locação sofre reajuste mensal, como também existem aqueles que eventual reajuste ocorrerá de forma anual”, explica Guilherme Zauli, também do Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados. 

Para ler a matéria completa explicando como o reajuste do aluguel se relaciona aos índices em queda. Confira: https://guiadecompradeimovel.blogspot.com/2023/09/inflacao-em-queda-inquilino-vai-pagar.html?m=0

LEGISLAÇÃO, SEGURANÇA 
O administrador pode ser responsabilizado pelo que acontece no grupo



O que achou deste conteúdo a respeito da importância do relacionamento com o cliente? 

Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para mais novidades! E não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outras pessoas que precisam saber mais sobre o assunto. 

CADASTRE SEU E-MAIL NESTE BLOG PARA RECEBER O PRÓXIMO POST COM TODAS ESSAS INFORMAÇÕES.

Acreditamos que as informações deste post são muito importantes e, provavelmente, você as desconhecia. O mesmo acontece com outros assuntos importantes para a sua vida, como os do Mercado Imobiliário que, provavelmente, você também desconhece. Por isto, sugerimos que dê uma olhada nos itens abaixo, e, se tiver alguma dúvida sobre algum desses assuntos, basta clicar no item e consultar as respostas. 

Mas, se ainda persistir alguma dúvida, clique no ícone do WhatsApp abaixo, faça sua pergunta e receba a resposta na hora!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito Importante !
Queremos melhorar o nosso blog cada vez mais, para oferecer aos leitores mais informações de valor. Faça sempre comentários, sugestões de assuntos, críticas e se for o caso elogios, para que sirvam de termômetro da qualidade do nosso trabalho e para que saibamos o que os leitores esperam dos nossos posts.