GUIA DE COMPRA DE IMÓVEL Fique por dentro de tudo o que acontece no Mercado Imobiliário!

Fique por dentro de tudo o que acontece no Mercado Imobiliário!

Acesse www.imovelSA.net e conheça a nossa galeria de imóveis em lançamento, em construção, prontos e usados. Aproveite também para simular na CAIXA e nos principais Bancos, o valor da prestação do seu financiamento imobiliário.

CADASTRE SEU e-MAIL E RECEBA TODOS OS NOSSOS POSTS.

O banco é obrigado a dar desconto se eu quiser quitar o imóvel?



Quem quiser quitar o financiamento do imóvel antes do prazo pactuado com o banco deve obrigatoriamente receber um desconto?

Não. O banco não é obrigado a dar desconto no pagamento antecipado do financiamento, porque não tem desconto para ser dado.

Quando o comprador faz um financiamento imobiliário, o valor desse financiamento, no momento zero, ou seja, quando ele fez o financiamento, é chamado de principal da dívida. O principal da dívida então é dividido pelo numero de meses do financiamento, ou seja, se o financiamento for em 240 meses, pega-se o valor financiado e divide-se por 240.

Todo mês, conforme ele vai pagando as prestações, parte do valor dessas prestações são para pagar os juros e o seguro, mas parte dela vai amortizar o saldo devedor com o banco. Imagine que num financiamento de 240 mil, para pagar em 240 meses, no primeiro mês ele pagou 2 mil reais, sendo que mil reais foi para juros e seguros e os outros mil reais ( 240 mil divididos por 240 meses) vai amortizar o saldo devedor com o banco. Então, no segundo mês o saldo devedor caiu de 240 mil para 239 mil. No segundo mês ele pagou a segunda prestação e o saldo devedor caiu para 238 mil, ou seja, o saldo devedor é exatamente o que foi emprestado pelo banco menos o que foi amortizado nas prestações. Portanto, se na metade desse contrato (120 meses), o cliente decide quitar o financiamento, vai pagar o saldo devedor naquela data, no caso 120 mil reais. Então, não tem desconto a ser dado, porque o saldo devedor é o valor da dívida menos o que ele  pagou e, se ele já pagou a metade da dívida de 240 mil reais, o seu saldo devedor é de 120 mil reais, porque não tem juros embutidos no saldo devedor.


Palco principal dos Jogos Olímpicos de 2016, a Barra da Tijuca pode ser definida como uma cidade dentro da cidade do Rio de Janeiro



Mas porque muita gente tem essa dúvida? 

A dúvida surge porque nas décadas de 80 e 90 o sistema de financiamento imobiliário era deficitário, ou seja, o sistema corrigia as prestações de um jeito e o saldo devedor de outro, e, quando chegava ao final do financiamento, as prestações acabavam mas ainda havia saldo devedor e o mutuário continuava devendo para o banco.  Ás vezes, o saldo devedor era maior do que o valor do imóvel. Então, na hora de quitar o financiamento os bancos ofereciam um desconto para resolver essa situação. 

Mas esta não é a realidade hoje, já que quando a última parcela das prestações é paga, o saldo devedor está zerado. Mas, se o cliente quiser efetuar a quitação antes do final do financiamento, o valor a pagar é o saldo devedor, e, como não tem juros embutidos no saldo devedor, não adianta ir pleitear desconto ao banco.


Brookfield lança primeiro residencial na região do Parque Olímpico 

após competições


Com edifício único, o futuro morador do Fontano poderá aproveitar os 8,3 mil m2 de área, sendo 2 mil m2 só para lazer. As unidades seguem o mesmo padrão de qualidade. São unidades de 2 e 3 quartos, entre 68 m2 e 81 m2, bem como unidades do tipo Garden, com terraço descoberto, 2 ou 3 dormitórios e metragens de 89 m2 a 135 m2. Os apartamentos são entregues com porcelanato na sala, nos quartos e na cozinha. Saiba mais...



Esclareça todas as suas dúvidas em um só lugar. 

Nenhum comentário: