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Em meio a concorrência acirrada e clientes cada vez mais exigentes, a IA tem despontado como uma poderosa aliada do setor – não apenas para conquistar e fidelizar consumidores, mas também para melhorar estratégias, prever tendências e impulsionar as vendas.
Veja, abaixo, alguns exemplos de como isso se dá na prática.
Personalização sob medida
A inteligência artificial trouxe a capacidade de personalização para um novo patamar no varejo. Agora, as empresas podem coletar e analisar grandes quantidades de dados dos clientes, desde preferências individuais até históricos de compras. Com base nessas informações, a IA é capaz de oferecer recomendações altamente personalizadas, sugerindo produtos e ofertas que são mais relevantes para cada cliente.
É o que acontece toda vez que você abre o seu perfil no Netflix e tem uma lista de recomendados; ou então quando você seleciona um produto na Amazon e o site já indica outros que você pode se interessar em levar junto. Essa abordagem personalizada cria uma experiência de compra única e aumenta a satisfação do cliente, melhorando as chances de conversão.
Chatbots e assistentes virtuais
Soluções baseadas em IA podem interagir com os clientes de forma natural e automatizada, fornecendo suporte instantâneo e informações precisas sobre produtos e serviços em tempo integral, liberando recursos humanos para tarefas intelectualmente mais complexas. Não à toa, uma pesquisa da Universidade de Stanford em parceria com o MIT apontou que o uso da inteligência artificial generativa pode aumentar a produtividade das empresas em até 14%.
Você pode não ter percebido ainda, mas a Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no nosso dia a dia.
Análise preditiva para demanda e estoque
Com a inteligência artificial, o varejo também pode se beneficiar de recursos avançados de análise preditiva. Por meio do processamento de grandes volumes de dados, a IA consegue identificar padrões de compra, tendências sazonais e outros fatores que afetam a demanda dos produtos.
Com base nessas informações, as organizações conseguem otimizar seus níveis de estoque, garantindo que os produtos certos estejam disponíveis no momento adequado. Tudo isso ajuda a reduzir custos, evita a falta de produtos e maximiza as oportunidades de venda.
Esse tipo de análise também possibilita uma análise mais assertiva da concorrência e histórico de vendas, a fim de prever tendências de preços e fazer recomendações de precificação para os varejistas, maximizando as margens de lucro e o grau de competitividade no mercado.
- Mas será que essa prática é recomendada? Veja as orientações. Com frequência, as pessoas têm o hábito de carregar seus celulares durante a...
Um exemplo de varejista que já utiliza a IA em seus processos de tomada decisão é Hering. A marca utiliza programas de inteligência artificial para prever as vendas por região e definir melhor local para abrir novas lojas, por exemplo.
Experiências de compra imersiva
A inteligência artificial também permite criar experiências de compra mais imersivas e interativas. Por exemplo, o uso de realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) em conjunto com a IA possibilita que os clientes experimentem produtos virtualmente antes de fazerem a compra – como provar roupas ou até mesmo visualizar como um item de decoração ficaria em sua casa. Essa abordagem inovadora aumenta o envolvimento dos clientes, reduz o risco de devoluções e melhora a confiança na compra.
Acreditamos que as informações deste post são muito importantes e, provavelmente, você as desconhecia. O mesmo acontece com outros assuntos importantes para a sua vida, como os do Mercado Imobiliário que, provavelmente, você também desconhece. Por isto, sugerimos que dê uma olhada nos itens abaixo, e, se tiver alguma dúvida sobre algum desses assuntos, basta clicar no item e consultar as respostas. Mas, se ainda persistir alguma dúvida, clique no ícone do WhatsApp abaixo, faça sua pergunta e receba a resposta na hora!
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