Carlos Fernando de Carvalho, o empreiteiro que mudou a paisagem urbana da Zona Oeste do Rio por meio da construtora Carvalho Hosken e chegou a ganhar o apelido de “dono da Barra da Tijuca”, morreu neste sábado aos 100 anos.
O ROCK IN RIO 40 ANOS JÁ ACABOU!
Nascido em Jacarepaguá em uma época em que a Zona Oeste carioca pouco havia se urbanizado, Carvalho se formou na Escola Politécnica de Engenharia, em 1949, e fundou a Carvalho Hosken dois anos depois.
Sua primeira grande aposta imobiliária se deu nos anos 1960, nos arredores de Brasília. A cidade acabara de ser criada como nova capital federal e protagonizava um boom imobiliário. Depois, o engenheiro concentrou negócios na construção de condomínios de alto padrão no Leblon, enquanto amealhava terrenos para a ofensiva que caracterizaria seu legado nas décadas seguintes: transformar a Barra da Tijuca, espécie de “sertão” inabitado àquela altura, em um novo aglomerado urbano com ares de Miami.
- Sozinhos somos fracos. Juntos somos fortes, muito fortes. A inovação é o combustível de um país em evolução. Concretizar ideias...
10 milhões de metros
Carlos fez parte de um grupo de quatro empresários que compraram terras baratas para erguer projetos residenciais e comerciais na região, como Múcio Athayde, o italiano Pasquale Mauro e Tjong Hiong Oei, o “Chinês da Barra”.
Ao todo, Carlos Carvalho acumulou cerca de 10 milhões de metros quadrados na região, que duas décadas depois se tornaria o principal vetor da expansão urbana da cidade. Por meio da Carvalho Hosken, o empresário ergueu bairros planejados que definiram a cara do bairro, como Península, Rio2 e Cidade Jardim.
Os negócios olímpicos deram dor de cabeça ao empresário, porém: o grupo acaba de vender ao BTG Pactual o Ilha Pura, condomínio de 31 torres residenciais que foi a Vila dos Atletas nos Jogos e cujo lançamento difícil pesou por anos no balanço da construtora.
Dias antes de completar 100 anos, em maio, Carlos Carvalho recebeu do prefeito Eduardo Paes o título de “cidadão benemérito do Rio” em cerimônia no Hilton Barra, um dos ativos da construtora.
- No meio de tantas tribulações nos últimos meses por conta da pandemia, muitas pessoas acabaram por decidir vender os seus imóveis.
O engenheiro deixa esposa, quatro filhos, oito netos, três bisnetos e uma longa coleção de obras de arte, uma de suas paixões. Um de seus filhos, o caçula Carlos Felipe de Carvalho, é o atual CEO da Carvalho Hosken.
— Meu pai sempre nos conduziu com uma visão ousada e empreendedora, muito motivada por seu sonho pessoal de ver uma Barra e um Rio mais prósperos. Ele cumpriu sua missão, e eu sinto um enorme privilégio de, em nome de toda a família, dar continuidade a esse legado tão grandioso — disse o CEO à coluna.
O velório ocorrerá na segunda-feira, às 10h, no Crematório da Penitência, no Caju.
- Vejam que ideia inteligente! Você já ouviu falar em ir trabalhar de elevador? O Centro Metropolitano é um empreendimento projetado há mais...
.CADASTRE SEU E-MAIL NESTE BLOG PARA RECEBER O PRÓXIMO POST COM TODAS ESSAS INFORMAÇÕES.Acreditamos que as informações deste post são muito importantes e, provavelmente, você as desconhecia. O mesmo acontece com outros assuntos importantes para a sua vida, como os do Mercado Imobiliário que, provavelmente, você também desconhece. Por isto, sugerimos que dê uma olhada nos itens abaixo, e, se tiver alguma dúvida sobre algum desses assuntos, basta clicar no item e consultar as respostas.
Mas, se ainda persistir alguma dúvida, clique no ícone do WhatsApp abaixo, faça sua pergunta e receba a resposta na hora!
- Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para mais novidades! E não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outras pessoas que precisam saber mais sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito Importante !
Queremos melhorar o nosso blog cada vez mais, para oferecer aos leitores mais informações de valor. Faça sempre comentários, sugestões de assuntos, críticas e se for o caso elogios, para que sirvam de termômetro da qualidade do nosso trabalho e para que saibamos o que os leitores esperam dos nossos posts.