Quem comprou imóvel nos últimos anos poderá solicitar o ITBI de volta

 



Aqueles que compraram algum imóvel nos últimos cinco anos podem ingressar com ações judiciais contra as prefeituras que se localizam na propriedade. Assim, o intuito do processo é receber a devolução dos valores pagos em Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Dessa forma, a quantia deve ser devolvida com correção monetária e juros. 

Você ainda pode aproveitar as promoções de Tvs do MAGALU para ver com mais nitidez e beleza toda a programação. Aproveite!!

Processos

Em síntese, as ações são possíveis devido a uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que alterou a base de cálculo do tributo. Assim, de acordo com dados da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), na capital paulista, são recebidos, em média, entre 180 e 200 processos sobre o tema a cada semana.




Já no Rio de Janeiro, a média é de 100 processos por semana, enquanto em Porto Alegre são cerca de 80 por semana. 

Contudo, segundo o assessor jurídico da entidade, Ricardo Almeida, na maior parte das ações os valores a serem restituídos são baixos, o que dificulta até mesmo pagar os custos do processo.


Cálculo do ITBI

Assim, no mês de março de 2022, a 1ª seção do STJ determinou que a decisão sobre o cálculo do ITBI deve ser vinculada a juízes e desembargadores de todo o país. Portanto, o tributo passa a ser baseado no valor da transação informada pelo contribuinte. Anteriormente, as prefeituras se baseavam em um valor venal de referência, isto é, de quanto o imóvel valia no mercado.

Enfim, atualmente, os contribuintes que compraram um imóvel nos últimos cinco anos, a contar a partir da data de pagamento do ITBI, podem entrar com pedido de restituição. Por exemplo, o apresentador e comediante Fábio Porchat entrou com ação contra o município de São Paulo para que fosse restituído em cerca de R$ 30 mil referentes a um imóvel comprado por ele em 2017, no valor de R$ 1,9 milhão.

Proprietário, quer vender seus imóvel no Rio de Janeiro e não gastar dinheiro com anúncios em portais super caros? É simples, fácil e não custa nada! 
Envie as informações que a gente cuida da venda do seu imóvel, anunciando em nosso site e nos principais portais imobiliários do país.


CADASTRE SEU E-MAIL NESTE BLOG PARA RECEBER O PRÓXIMO POST COM TODAS ESSAS INFORMAÇÕES.

Acreditamos que as informações deste post são muito importantes e, provavelmente, você as desconhecia. O mesmo acontece com outros assuntos importantes para a sua vida, como os do Mercado Imobiliário que, provavelmente, você também desconhece. Por isto, sugerimos que dê uma olhada nos itens abaixo, e, se tiver alguma dúvida sobre algum desses assuntos, basta clicar no item e consultar as respostas. Mas, se ainda persistir alguma dúvida, clique no ícone do WhatsApp abaixo, faça sua pergunta e receba a resposta na hora!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito Importante !
Queremos melhorar o nosso blog cada vez mais, para oferecer aos leitores mais informações de valor. Faça sempre comentários, sugestões de assuntos, críticas e se for o caso elogios, para que sirvam de termômetro da qualidade do nosso trabalho e para que saibamos o que os leitores esperam dos nossos posts.