O que é atendimento humanizado ao cliente e confira 7 dicas de como fazê-lo



Clientes são muito importantes para as empresas, pois são eles que fazem o faturamento crescer a partir da compra dos produtos ou serviços oferecidos. Por isso, tratá-los bem é fundamental e o atendimento humanizado ao cliente apresenta diversas formas de como fazer isso. Conheça as principais!

Se considerarmos o cenário atual do mercado, torna-se fácil perceber a importância de promover uma experiência para o consumidor, o que nos leva ao tema deste artigo: atendimento humanizado ao cliente.

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Diante do alto grau de competitividade entre as empresas, sai na vantagem aquela que desenvolver uma boa comunicação com o cliente, de forma que se crie um sólido vínculo entre ambos. Ferramentas tecnológicas de atendimento online podem ser de grande ajuda, porém, se mal utilizadas, o tiro pode sair pela culatra.

Dito isso, torna-se imprescindível haver esforços em direção à humanização do atendimento ao cliente. 

Por isso, nós, da ZapSign, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Ao longo da leitura, falaremos sobre o conceito, as vantagens de sua aplicação e apresentaremos sete dicas valiosas de como implementá-lo na sua empresa. Boa leitura!


O que é atendimento humanizado ao cliente?

O conceito de atendimento humanizado ao cliente, basicamente, fala sobre estabelecer uma comunicação direta, atenciosa e empática com o cliente – totalmente oposto ao cada vez mais frequente padrão de atendimento robotizado adotado por inúmeras empresas.

Organizações que adotam um atendimento humanizado ao cliente compreendem que uma comunicação mecânica e impessoal é tremendamente prejudicial para o consumidor.

Afinal, quando o cliente frequentemente acaba frustrado por não conseguir resolver seus problemas, isso é ruim para a empresa que afasta o próprio público de si, por não tratar suas necessidades como relevantes ou importantes.

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Agora que a importância de uma comunicação apropriada, baseada em conceitos de cordialidade, respeito e empatia, está bem clara, chegou a hora de colocar esses fundamentos em prática. 

Portanto, o atendimento humanizado ao cliente vai na contramão dessas práticas engessadas e limitadas, partindo da compreensão de que as questões dos consumidores podem conter subjetividades que os algoritmos de um computador dificilmente poderiam contemplar.

Ao oferecer uma escuta empática e cuidadosa, a empresa melhora o atendimento ao cliente ao tratá-lo como uma pessoa relevante, e não apenas mais um número. E, no fim das contas, qualquer bom gestor sabe que o que o cliente mais deseja é ser tratado como alguém especial – algo essencial para criar uma relação de confiança, fortalecendo o vínculo entre o consumidor e a marca.


A importância e os benefícios do atendimento humanizado ao cliente

Certamente, todas as pessoas já passaram pelo desgosto de tentar entrar em contato com uma determinada empresa, a fim de fazer algum tipo de reclamação, solicitar suporte ou tirar alguma dúvida, e simplesmente não conseguir ser atendidas de forma satisfatória.

Uma das principais razões para isso acontecer está em atendimentos robotizados e pouco eficientes – seja pelo uso excessivo de bots, em detrimento de atendentes reais; pelos longos tempos de espera entre ligações e transferências de ramal; ou mesmo por atendimentos realizados por pessoas treinadas para desempenhar suas funções de forma mecânica e sem empatia, flexibilidade ou criatividade.

Para termos uma ideia, estima-se que 67% dos clientes, ao se depararem com um atendimento realizado por bots, simplesmente desistam e desliguem o telefone. E, como já se poderia esperar, boa parte desses clientes migram para algum concorrente que disponibilize um ser humano para ouvi-los.

Evidentemente, há de se compreender que a era digital nos trouxe inúmeras transformações e recursos tecnológicos para nos ajudar a resolver nossos problemas de forma rápida e prática. Certamente, aplicativos, FAQs, sistemas inteligentes, atendimento por WhatsApp, e outras soluções são recursos importantes e válidos.


Entretanto, há circunstâncias em que essas alternativas não poderão oferecer as respostas necessárias, e, nessas situações, ao cliente restará recorrer ao bom e velho telefone. Daí a importância de se implantar nos call centers um atendimento humanizado ao cliente, com foco no diálogo, na compreensão, na personalização e na empatia.

Conversar com o consumidor de forma aberta e direta, como se vocês estivessem de frente um para o outro, aumenta a confiança do cliente em relação à marca. 

Ao basear o atendimento mais no diálogo, na escuta e na compreensão, e menos em scripts engessados e em perguntas e respostas pré-programadas, o cliente sente que a empresa não é sua inimiga e que os problemas dele também são seus.

Desta forma, o consumidor, normalmente, agirá de acordo com o atendimento, e toda a conversa acontecerá com paciência, compreensão e leveza, respeitando igualmente os procedimentos da empresa e as necessidades do cliente, e rumando em direção à melhor solução para cada problema apresentado.

Por outro lado, um atendimento extremamente mecanizado, mesmo que desempenhado por profissionais de carne e osso, pode ter efeitos desastrosos sobre a percepção do cliente sobre a marca, não apenas afastando-o, como transformando-o em um verdadeiro inimigo. 

Por último (mas, não menos importante), jamais se deve subestimar o potencial negativo de um – ou vários – clientes insatisfeitos.

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