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Rio ergue o seu novo Centro Metropolitano

Eixo natural de desenvolvimento da cidade, a Barra vive um novo ciclo de desenvolvimento, em parte, pela realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

Avenida Embaixador Abelardo Bueno

A efervescência da região traz no seu bojo a concretização de boa parte do que havia idealizado o arquiteto e urbanista Lúcio Costa, autor do Plano Piloto da Barra da tijuca, em 1969. Uma da proposta da época era levar toda a sede do governo do então Estado da Guanabara para a região, numa área que ficava exatamente no centro geográfico do território, para formar o centro metropolitano da cidade. 

Projeto original de Lúcio Costa

Quase meio século depois, no mesmo local e com o mesmo nome, ganha corpo a planejada centralidade que, a partir da Avenida Abelardo Bueno, até a região da Ilha Pura, bairro de tamanho superior ao leme, que está sendo criado na Avenida Salvador Allende. traduz todos os conceitos de uma cidade planejada, sustentável, com infraestrutura adequada para abrigar novos empreendimentos que valorizam, antes de tudo, o espaço urbano e a qualidade de vida. " A Barra é hoje a melhor representação de uma cidade global do século XXI", afirma o urbanista Carlos Eduardo Nunes Ferreira. Segundo ele, de certa maneira, o desenvolvimento da região seguiu a ideia de Lúcio Costa, de propiciar aos arquitetos a liberdade de usar todas as possibilidades de fachadas. O urbanista Vicente de Castro, por sua vez, acredita que a Barra está seguindo seu destino de se transformar no Centro do Rio. "Aqui será a capital do setor quaternário, que reúne os mais nobres serviços das economia: negócios financeiros, entretenimento, lazer, educação de alta qualidade. Os Jogos Olímpicos são a consagração desse princípio", destaca.

Shopping Metropolitano

Ainda que as Olimpíadas esteja tirando do papel obras importantes como a despoluição das lagoas, a construção dos corredores expressos e da linha 4 do metrô, melhorando a mobilidade e acessibilidade à região, todos esse esforços foram precedidos por iniciativas da sociedade civil, em parceria com empresários, que contribuíram para que se atingisse o estágio atual, como afirma Delair Drumbosk, presidente da Câmara comunitária da Barra:" a Carvalho Hosken, por exemplo, foi decisiva no desenvolvimento da Barra. Toda vez que uma obra fundamental para o bairro emperrava, ele ia lá e botava para a frente. É um nível de conscientização importantíssimo, que todos os empresários deveriam ter. Afinal de contas, ajudar na melhoria da qualidade de vida não é tarefa apenas do poder público. É de todos nós, sejamos empresários ou moradores", diz. Esse princípio inaugurou uma prática hoje bastante difundida na região: moradores de bairros como a Península, por exemplo, contribuem com taxas parea manter seus espaços impecáveis.

Jogos impulsionam o desenvolvimento do novo centro

A Barra está chegando ao seu destino de ser o Centro do Rio. Daqui a dois anos anos, o eixo formado pela Avenidas Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende será uma espécie de coração do planeta. É que boa parte dos equipamentos esportivos dos jogos fica nessa área:Parque Olímpico, Vila dos Atletas e Parque dos Atletas. Sem falar do Riocentro, que terá quatro pavilhões adaptados para receber competições. Espaços construídos para o Pan, com a Arena Olímpica, o Centro Aquático Maria Lenk também serão utilizados nas disputas.
Não é à toa que, quem passa pela região tem a impressão de estar num monumental canteiro de obras, As duas avenidas, inclusive, estão sendo ampliadas, reformadas e reurbanizadas. A obra da Transolímpica está acelerada e, quando estiver pronta, beneficiará mais de 400 mil pessoas por dia. Já a Transoeste e a Transcarioca operam a todo vapor. A Transoeste, a primeira a ser inaugurada, transporta hoje 150 mil pessoas por dia. Até o início dos Jogos, chegará ao Jardim Oceânico, de onde os usuários poderão embarcar na linha 4 do metrô. E a Transcarioca, inaugurada em junho, atende a 320 mil passageiros diariamente, além de encurtar a viagem entra a Barra e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, que já é feita em 70 minutos.

A linha 4 do metrô - projeto em discussão desde os anos 80 - também está virando realidade. A ligação do Jardim Oceânico com o Leblon estará pronta no primeiro semestre de 2016, contribuindo para desafogar ainda mais o tr^nsito. Estudo da Fundação Getúlio Vargas indica que, graças ao metrô, nos horários de rush, serão menos de dois mil carros na rua. O trajeto Barra-Ipanema levará exatos 13 minutos.
Em outra frente de obras os moradores já percebem uma esperança de mudança: a despoluição das lagoas e reios. A ideia é que, até 2016, a bacia hidrográfica da região esteja revitalizada, permitindo seu uso para o lazer, a prática de esportes e o transporte lagunar.. A iniciativa envolve a criação de canais,qu ampliarão a capacidade de renovação das águas e a recomposição de manguezais e da vegetação nativa e até mesmo construção de uma Ilha-Parque, que será erguida nas próprias lagoas. Os rios da região já passam por processos de drenagem, recuperação de calhas e preservação das margens.

"No mundo ideal, as pessoas não jogam lixo ou esgoto nos rios. Mas como isso não acontece, precisamos tratar essa água entes que ela chegue às lagoas e, posteriormente, ao mar", explica o professor de oceanografia da Uerj e vice-presidente da Câmara Comunitária da Barra, Davi Zee.
Pelas obras em andamento, falta pouco para que todos os moradores estejam conectados à rede formal de esgoto sanitário. A previsão é que as intervenções estejam concluídas ano que vem. A Cedae inaugurou, através do Programa de Saneamento da região da Barra da Tijuca, o Emissário Submarino e a Estação de Tratamento de Esgotos da Barra da Tijuca, sendo que, nos últimos cinco anos, colocou em operação 22 Estações Elevatórias.
A nova centralidade carioca receberá, ainda, investimentos para a implantação de redes subterrâneas de eletricidade e iluminação pública. A Light planeja reforçar o fornecimento de energia na região, com intervenções que beneficiarão tanto as instalações esportivas como a população das áreas próximas.
"As Olimpíadas servirão, principalmente, para garantir à região um legado previsto por Lúcio Costa, dia o urbanista Vicente de Castro. fonte: O Globo Projetos de Marketing 06/09/2014

Surge um novo bairro totalmente planejado na Barra da Tijuca

Ilha Pura é um bairro que tem a área equivalente à da Península: 907 mil m².


Com localização privilegiada, entre o Maciço da Pedra Branca, a Lagoa de Jacarepaguá, apenas a 5 minutos da Praia da Reserva e com grande mobilidade das vias expressas: 
Transolímpica, Transoeste, Transcarioca e Linha 4 do metrô, tem tudo para ser o lugar dos seus sonhos.

Ilha Pura é um bairro planejado com toda segurança, tem uma associação de moradores, um mall de conveniência, um lindo parque com 72.000m² com paisagismo Burle Max, uma ciclovia e pista de cooper interligando todo o bairro e 6 quadras de tênis, 1 quadra sintética, 1 quadra poliesportiva. 
Saiba Mais.... ou ligue (21) 99901-4301.



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